terça-feira, 15 de maio de 2012

O sofrimento do jovem Wether, de Goethe


Esse livro foi o marco inicial do romantismo, considerado como uma obra-prima da literatura mundial. Foi uma das primeiras obras de Goethe de tom autobiográfico, ainda assim o escritor tratou de mudar os nomes dos personagens, lugares, e impor até algumas partes fictícias, como o final.

A história conta que Weather foi vítima de um amor não correspondido por Charlotte, que acaba se casando com Alberto, e por isso sentiu-se dominado por emoções incontroláveis e avassaladoras. Depois de tudo o jovem Weather decide pedir á amada as armas do marido, para que possa mirar em sua própia cabeça e atirar, buscando assim o fim dos seus sofrimentos.

A narrativa de Goethe é tão intensa, que na época muitos jovens europeus se suicidaram, levando o governo a pensar em colocar censura na leitura do livro.

Goethe pôde com esse livro extravasar seus própios sentimentos, sofrimentos e as torturas que afetavam seu emocional. Assim ele libera os sentimentos que estavam presos no seu inconsciente através da expressão artística.

Gabriela de Paula Pessoa e Marcela Barreto.  9E

Nenhum comentário:

Postar um comentário